segunda-feira, 28 de setembro de 2015

Yu-Gi-Oh! Basic Rulings S01E02

Fala, galera! Strix novamente na áera e dessa vez eu venho trazer a resposta para a pergunta que eu lancei no post anterior, juntamente com a teoria por trás dela.

Pois bem, vamos lá:

Analisando as respostas dadas pelos membros do grupo, podemos ver que os mesmos ficaram divididos entre 3 das 4 opções dadas (B, C e D).
Gostei das explicações e agradeço desde já aos que participaram.
É curioso notar, no entanto, que a resposta correta é justamente aquela na qual ninguém apostou, ou seja, letra A.

Surpresos?

Vamos a explicação:

Uma das regras mais basilares do Yu-Gi-Oh! é a que dita que um jogador não pode ativar um efeito se ele não for fazer nada. Tenho certeza de que isso é algo que todos vocês conhecem. Afinal, quem aqui tentaria ativar uma ritual spell card sem ter o tributo necessário para realizar a summon? Ou aivar uma Polymerization sem possuir nenhum monstro?
Pois bem. A lógica aplicada aqui é a mesma. Um jogador jamais poderá ativar um efeito se é de conhecimento geral que aquele efeito não fará nada.

No exemplo que eu lhes dei no post passado, é de conhecimento geral que o Ragnazero só destroi um monstro cujo ataque seja diferente do original. Logo, ao tentar sequer ativar o efeito do Ragnazero, o jogador A tem ciência de que o simples pagamento de custo vai criar uma situação na qual o efeito dele jamais funcionará. Portanto, nessas raras situações, não é permitido ao jogador sequer tentar a tivar o efeito em questão, visto que será criada uma situação na qual o efeito não fará nada.

Exemplos mais simples disso:

Ativar MST quanto não há outras spells ou traps em campo ou ativar Dark Hole quanto não exsistem monstros em campo; ou ainda tivar efeitos de descarte quando não existem cartas na mão do oponente.

Pois bem. Por hoje é só. Deixem nos comentários suas dúvidas, feedback e sugestões para os próximos tópicos.

← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

3 comentários:

  1. Fiquei com dúvidas ainda, certo, eu n posso ativar uma polymerization sem monstro porque não tem condições para ser realizado o efeito, mas com o ragnazero é diferente, pois existe um monstro em campo com atk diferente do original, apenas após o custo que o atk voltaria ao normal.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E é justamente por isso que você não pode ativar o efeito. É contra as regras ativar um efeito se não existe a mínima chance dele resolver. Ao ativar o efeito do Ragnazero nessa situação, você já sabe de antemão que ele não resolverá, pois o alvo vai se perder. Logo, por ser um fato de conhecimento geral que o efeito não vai dar em nada, você não pode sequer ativá-lo.
      Imagine, por exemplo, que você possui uma Charge of the Light Brigade na mão, mas observando o cemitério, campo e mão, você sabe (pelo conhecimento que você tem do seu deck) que não existe mais nenhum monstro Lightsworn de level 4 ou menor no seu deck. Isso implica dizer que você sequer pode ativar a Charge, nem mesmo só pra enviar as 3 cartas do topo do deck ao cemitério.
      "Charge of the Light Brigade" cannot be activated if you do not have any Level 4 or lower "Lightsworn" monsters in your Deck.[2][3]
      E tanto que, se você ativá-la nessa situação, uma vez comprovado que vc não tem monstros para serem buscados, vc tem que retornar as 3 cartas enviadas ao grave para o deck novamente.

      Excluir
    2. Eu ainda acho que são casos diferentes, pois vc tem conhecimento que não existe Lightsworn lvl 4 or lower no deck, então obviamente não vai poder ativar, porém, nesse seu caso, existe um monstro no campo com atk diferente do original, não importando se vc sabe ou n que vai mudar, o assunto, é que existe um monstro no campo com atk diferente no original, logo teria chances do ragnazero ativar seu efeito.

      Excluir